Slide
SEXAGEM FETAL

Para Que Serve

A sexagem fetal é um exame de sangue simples feito na gestante para identificar o sexo do bebê ainda no início da gravidez.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação.

Restrições de Idade

Não existe restrição de idade da gestante para fazer a sexagem fetal.

O exame pode ser realizado em qualquer grávida a partir da 8ª semana de gestação.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Antes do exame

- Idade gestacional: fazer o exame somente a partir da 8ª semana de gestação (contada pela data da última menstruação ou ultrassom inicial).

- Jejum: não é necessário jejum.

- Medicações: não é preciso suspender nenhum medicamento de uso habitual.

- Gestações múltiplas: em caso de gêmeos ou mais, o exame pode identificar apenas se há presença de cromossomo Y (não consegue determinar o sexo de cada bebê separadamente).

- Histórico médico: informe se já fez transfusão de sangue, transplante de órgãos ou tratamentos que possam interferir (raro, mas importante).

Após o exame

- O resultado geralmente sai em 3 a 10 dias úteis, dependendo do laboratório.

- Se não houver quantidade suficiente de DNA fetal detectado, pode ser necessário repetir a coleta algumas semanas depois.

- Lembre-se: é um exame de curiosidade/planejamento, não substitui ultrassons ou exames do pré-natal.

Informações de Jejum

Não, não é necessário estar em jejum para fazer a sexagem fetal. O exame também não requer qualquer tipo de preparação prévia, como privação de atividades físicas.

Restrição de Medicamento

Não existe restrição de medicamentos para a realização da sexagem fetal.

- Como o exame analisa apenas o DNA fetal presente no sangue materno, os medicamentos de uso comum da gestante (como vitaminas, ferro, ácido fólico, até mesmo remédios para pressão ou diabetes) não interferem no resultado.

- A única observação é que o exame deve ser feito em gestação a partir da 8ª semana, pois antes disso pode não haver DNA fetal suficiente no sangue para análise.


Dúvidas Frequentes

O exame pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação, quando já há DNA fetal suficiente no sangue materno.

Não. O exame é apenas uma coleta de sangue simples, sem necessidade de jejum e sem interferência de medicamentos de uso comum da gestante.

Não. Ele só identifica o sexo do bebê precocemente. O ultrassom continua sendo essencial para avaliar o desenvolvimento, saúde e anatomia do feto.